Centro de Dia
Promoção da autonomia e convívio
É uma resposta social, desenvolvida na instituição, que consiste na prestação de um conjunto de serviços contributivos para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar, com o objetivo de promover a autonomia e prevenir situações de dependência ou o seu agravamento.
Temos capacidade para acolher 75 pessoas, das quais 15 em regime privado e 60 em regime de acordo com a Segurança Social.
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 9:00h às 17:30h e sábado das 9:00h às 16:30h.
Objetivos:
- Proporcionar serviços adaptados e adequados as necessidades básicas de cada utente;
- Retardar ou evitar a institucionalização;
- Fomentar relações a nível interpessoal entre os idosos e a comunidade;
- Incentivar as relações intergeracionais e potenciar a inclusão social.
Nesta resposta social estão contemplados os seguintes serviços:
- Alimentação adaptada as necessidades de cada utente;
- Cuidados de higiene e conforto;
- Serviço de lavandaria;
- Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais;
- Assistência medicamentosa;
- Serviço social;
- Assistência religiosa;
- Ginástica adaptada;
- Transporte.
Alguns dos nossos serviços extra mensalidade:
- Fisioterapia;
- Cabeleireiro;
- Consultas de Psicologia;
- Pedologista;
- Passeios, locais de interesse e cultura (exterior da instituição);
Perguntas frequentes
Temos vaga?
Contacte o e-mail centrodedia@aripsi.pt ou o número 219540620 para obter esta informação.
É possível visitar os utentes?
Sim. As visitas são permitidas em horários definidos e com marcação prévia. Incentivamos o contacto com familiares para promover o bem-estar emocional dos nossos utentes.
Qual é a diferença entre regime privado e acordo com a Segurança Social?
O regime privado é financiado diretamente pelos utentes e/ou pelas suas famílias. Já o regime de acordo com a Segurança Social é parcialmente comparticipado pelo Estado, mediante avaliação da situação socioeconómica do utente.
É necessário fazer inscrição?
Sim, a inscrição é de caráter obrigatório e requer a entrega de documentação (ficha de inscrição e ficha de sócio) que pode entregar por e-mail ou presencialmente em conjunto com os documentos do utente e familiar responsável.
Como é feita a admissão?
Na existência de vaga e manifestação de interesse por parte do utente e/ou familiar é realizado um atendimento com a Diretora Técnica da resposta social e posterior visita às instalações.